domingo, janeiro 25, 2004

Livros sobre Santa Maria

Quem lida comigo numa base diária, sabe da obsessão sobre Santa Maria. A propósito de tudo e de nada lá encontro um exemplo que tem de se relacionar com a ilha mariense. Talvez para me calarem, «de vez em quando», lá me pedem um livro com informação ou com «coisas» sobre Santa Maria...Nunca sei muito bem o que recomendar e por vezes - quase sempre - não existem traduções.

Gosto muito do livro(s) do saudoso padre Jacinto Monteiro, tenho uma admiração profunda pelos livros de Jaime de Figueiredo e leio sempre com muito prazer o que o senhor Adriano Ferreira tem publicado. Agora, pergunto, não estará na altura ( e se já existir tenho de assumir ignorância tonta) a publicação actualizada de uma colecção de autores de Santa Maria ou que se tenham relacionado com Santa Maria ? Para além dos autores que citei, sugiro as obras poéticas dos senhores padres Serafim de Chaves, Lopes e da extraordinária Madalena Férin ( existem muitos mais obviamente).

E claro, faltará a publicação de uma história contemporânea de Santa Maria, provavelmente a parte mais expressiva da história açoriana da primeira metade do século XX, etc, etc. Reduzir a história de Santa Maria a umas páginas de guia para turistas é quase anedótico...

Uma das vantagens deste e outros «blogs» sobre Santa Maria poderá ser ainda o «arquivar» uma memória da ilha . Por outras palavras, depositar e criar neste mundo dito virtual também os livros sobre Santa Maria que faltam ou não estão disponíveis no mundo «físico».

Concordo totalmente com a excelente ideia do Ricardo sobre a antiga fábrica. É na cultura que Santa Maria se distingue!
António João Correia