terça-feira, janeiro 06, 2004

Sobre o poder político em Santa Maria
(ideias e dúvidas não definitivas, prematuramente provocatórias):

1) Criou-se a mistificação de uma certa participação democrática: o PS, mesmo se apresentar um asnático com propostas labregas (expressão que em Santa Maria não é tão pejorativa como parece), dá a sensação que ganha sempre. Os velhos ódios da «política aérea» contra João Bosco ( eu assisti à sova com o guarda-chuva!) ficaram de tal maneira enraizados que o PS, mesmo se etilizado programaticamente, esmaga. O que desejo dizer é que o «velho» PS mariense era mais bem preparado culturalmente e não teve muito sucesso eleitoral. A geração «socialista» mariense dos últimos anos é o que se vê e ganha. E o actual PS cheira a mofo, como se sabe, sem grande renovação.

2) A oposição fica a meio caminho. Não se reconhece com uma cara vencedora, apresentando tiques de algumas culpas pelo passado nada famoso em torno da defesa da ilha. Ao longo dos anos foi perdendo chama e não se empenhou naquilo em que o poder socialista mais falhou em Santa Maria: uma visão cultural onde se apostasse no desenvolvimento económico da ilha através da iniciativa privada e não com os velhos expedientes do favor, conhecimento, do jeito.

3) Por vezes vejo alguns ( sobretudo os mais veteranos) políticos da minha ilha actuando no que designo como o estilo político género «Covaneiro, fazemos tudo, desde que nos eleja». Vejo nada. Como vivo fora não entendo o fascínio eleitoral de tanta incompetência. Preguiça ?
Resistir