terça-feira, janeiro 06, 2004

Algumas notas. Ainda sobre o poder político em Santa Maria. Memórias do Covaneiro

Existe o culto da reverência, uma certa veneração ao poder, como chave milagrosa para quase tudo. E a ironia é que por vezes, com a pobreza cultural que temos, é mesmo o poder político que resolve ou tenta resolver as coisas. Esta intervenção na justiça que assistimos nos últimos tempos, é um bom exemplo. Concordo, pois, com o Nuno Barata, a questão não é só de Santa Maria. Só que em Santa Maria, tem um cheiro mais acutilante.

Por vezes fala-se nas consequências do salazarismo e esquece-se que é nesta ausência de sociedade civil que reside esta menoridade cultural. O nosso povo fica à espera, talvez à espera dos milagreiros.

Referi o Covaneiro como modelo. Para quem não se lembra, o Covaneiro foi um vendedor de banha da cobra que apareceu em Santa Maria nos anos setenta. Ia revolucionar a ilha, produzir, desenvolver e sobretudo industrializar.
Covaneiro apresentava-se como doutorado em várias coisas, sendo especialista em acções mobiliárias populares. Em poucos dias já tinha celebrado contratos promessa com metade da ilha. Comprava tudo, por coincidência a crédito. Lembro-me que a minha avó Sofia, ainda lhe tentou impingir a Friagem ( hoje BCA), mas sem sucesso.
A loja do senhor Victor Cordeiro ( hoje Caixa Geral de Depósitos) era a sede, tendo um letreiro gigante que dizia qualquer coisa como «Urbiprojecta». Todos na ilha o queriam o conhecer, apertar a mão, ser seu amigo. A única coisa estranha, talvez suspeita, é que as pessoas de Santa Maria tinham de comprar uns títulos das empresas (futuras) do Covaneiro. Grande investimento, diziam alguns.
Bem, como se percebe, um dia o Covaneiro desapareceu, quase tão de repente como tinha aparecido e dos títulos da riqueza, das acções, ficou o que se sabe.
Como este mundo é feito de coincidências, outro dia, fiquei a saber que Covaneiro está vivo e cheio de projectos. Presumo, pois, que a Câmara Municipal de Vila do Porto, naquele seu estilo habitual, já deverá ter preparado uma recepção condigna, talvez um estudo feito por alguma empresa de consultadoria internacional...Uma homenagem ?
Resistir