sábado, março 12, 2005

A Importância de um Traço
Temos assistido, nos últimos tempos, aos trabalhos dos vários serviços competentes na sinalização horizontal das estradas marienses. Não apenas as marcas do centro da estrada (este lado é meu, aquele é teu!), mas também aquelas que definem claramente onde se pode ou não parar, estacionar, etc.. Os primeiros passos foram dados ao longo da rua Dr. Luís Bettencourt: o seu ordenamento veio claramente aumentar a sua capacidade de estacionamento, vincar e esclarecer as regras de trânsito a cumprir. Esta sinalização e o seu cumprimento são afirmação de urbanidade.
O facto é que o código de estrada refugia-se em regras vagas e evasivas tipo: não se pode estacionar nos cinco metros antes e depois de uma curva (onde é o centro?), de um entroncamento; etc... A prática já demonstrou que as marcas horizontais fazem toda a diferença no cumprimento das regras de trânsito, pois ajudam os condutores e peões a identificá-las para além de reforçarem a clareza da actuação dos agentes da autoridade. Ao reforçar e promover o cumprimento das regras, estas marcas estão, necessariamente, a prevenir a sinistralidade, principalmente nos centros urbanos.
Assim, faço um repto às instituições responsáveis pela sinalização das estradas: não se esqueçam da “rua do Mercado”. Se formos analisar as estatísticas da PSP, vamos com certeza ver que aquela rua é a que mais acidentes regista no centro urbano de Vila do Porto (dos bombeiros para baixo). Eu tenho presentes dois atropelamentos e uns cinco outros acidentes. Isto em meia dúzia de anos.
Não sejamos mais cúmplices das nossas próprias lágrimas!