quinta-feira, junho 17, 2004

Para os mais isolados e esquecidos...
Futebol sim. Informação não!
O que me traz de volta a este espaço?
Hoje jogaram Croácia e França, no Euro 2004. Tal como ontem, jogos entre equipas não portuguesas a serem transmitidos pela TVi e, vejam lá, pela RTP Açores.
A RTP-A está a transmitir em directo alguns jogos (senão todos!?) que não são transmitidos pela RTP-1 a pensar naqueles que, VERGONHOSAMENTE, apenas dispõem do Canal 1 da RTP e da RTP-A e a quem nem a RTP-2 - bastião da televisão de qualidade paga por todos nós -lhes é facultada. Isto depois de 50 anos de história televisiva em Portugal e de já há mais de 10 anos haver 4 canais televisivos neste "país". Actualmente, com todas as multiplicações desses canais, já são perto da dezena!(10)!
Mas, eu estava a falar era da transmissão do futebol pela RTP-A...
Com esse erro crasso de manter alguns açorianos na "escuridão" para dar a mamadeira cheia a uma dúzia de marmanjos, há que tapar uns buracos. Assim, a direcção da nossa RTP (embriegada de futebol, apesar do desaire Santa Clara) foi levada a transmitir os jogos para aqueles "infelizes" que não têm TV Cabo (via satélite ou por cabo). Como que maravilhada pelos dotes comunicativos (e pelos vistos, persuasivos) de um comentador desportivo, decidiu abdicar do serviço público que é o Telejornal nacional para difundir jogos de duvidoso interresse.
O referido comentador desportivo que vem fazendo carreira a "chupar" dinheiros públicos quer através do Santa Clara, de quem foi/é Director de Comunicação, quer agora via RTP-A, "até tem jeito para a coisa", ao contrário do seu colega (efectivo RTP). Mas, mais jeito terá para persuadir: conseguiu convencer um "clubezinho" como o Santa Clara que era fundamental um Director de Comunicação e agora a RTP, do já explicado. Tiro-lhe o chapéu.
Tudo isto se torna mais revoltante quando, a exemplo de muitas muitas muitas outras situações, há eventos de alguma importantância como foram a Feira de Actividades Económicas e o Raid Todo-o-Terreno em Santa Maria que não têm a devida cobertura televisiva devido a alegada redução de custos na RTP-A. Exemplo: neste passado fim-de-semana, apenas um cameraman foi enviado a Santa Maria para gravar imagens que foram comentadas à distância e diluidas pelos Telejornais da semana, como que "notícias a encher chouriços". Por outro lado, dou os meus parabéns ao trabalho da Delegação da Terceira pelo trabalho na Feira da Técnologia, em São Jorge.
... Tanta conversa e continuam duas questões...
Até quando - até onde deve ir a emissão de todos os canais nacionais? Ou seja, até onde também é Portugal?
Como é que (re)afirmamos a nossa nação-Açores utilizando esse magnífico instrumento que é a televisão?